Outubro Rosa terá várias ações sociais no sábado

A programação da campanha "Outubro Rosa" da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Saúde, segue neste sábado com uma ação social e a oferta de diversos serviços gratuitos na Praça Jorge Amado, no Marengo Alto, das 9h às 13h.

Com o tema "Câncer de Mama - A gente precisa tocar nesse assunto", a programação inclui uma caminhada pelas principais vias do bairro, seguida pela oferta de serviços de saúde (aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre DST/AIDS, informações e dicas importantes sobre os cuidados com a saúde bucal, avaliação de índice de massa corporal, entre outros), Beleza e Estética (esmaltação de unhas, maquiagem e corte de cabelo), culturais (apresentações musicais), lazer (atividades recreativas para crianças, incluindo pebolin e cama elástica).

Além disso, haverá uma feira de adoções de animais (cães e gatos), com os bichinhos abandonados e abrigados no canil do Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (Gaari).

O prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), como médico, afirma que é importante incentivar a prevenção como forma de combater essa doença que atinge milhares de mulheres. 

"Estamos reestruturando todo o nosso sistema de saúde para que tenhamos condições de atender as mulheres e toda a família de Itaquaquecetuba, de forma cada vez mais humanizada e com mais qualidade. Nosso objetivo é fazer a prevenção dessa e de outras doenças", declarou.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima destaca que a saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama são assuntos que merecem atenção constante da pasta. 

"A nossa programação foi montada com o foco na prevenção e para reforçarmos a importância de lembrarmos todas as mulheres sobre a necessidade de se cuidar e zelar pela própria saúde" comentou.

Em Ferraz

Em Ferraz de Vasconcelos, a campanha do Outubro Rosa também segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, com diversas atividades.

Até o dia 31 de outubro as ferrazenses poderão encontrar em todas as UBSs da cidade grupos de conversa e orientação (com profissionais como psicólogos e assistentes sociais), oficinas alusivas ao tema, palestras, testes rápido de sífilis e HIV de livre demanda, entre outras atividades que dependem do cronograma e planejamento de cada unidade de saúde e que atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Ainda faz parte do Outubro Rosa a arrecadação de lenços.

No encerramento da campanha no dia 7 de novembro, na Prefeitura, todos os lenços arrecadados em outubro serão doados a uma instituição que cuida de mulheres em fase de tratamento de câncer. 

Os lenços podem ser doados nas UBS's e equipamentos públicos que estão participando da iniciativa.

Deixe uma resposta

Comentários