Primeiro dia para a retirada do PIS é tranquilo em Mogi

Como valor está sendo liberado de forma escalonada, movimento ainda é fraco
Como valor está sendo liberado de forma escalonada, movimento ainda é fraco - FOTO: Juliana Oliveira
O primeiro dia de liberação do Programa de Integração Social (PIS), recebido nas agências da Caixa Econômica Federal para pessoas acima dos 70 anos, foi tranquilo. A reportagem visitou algumas unidades de Mogi das Cruzes e percebeu o movimento praticamente normal e sem filas para realizar os saques ou outras operações.

Um funcionário de uma das agências revelou o porquê desse baixo movimento encontrado. "Muita gente esperava que o banco estivesse lotado, assim como aconteceu na época do saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), mas não vai ser assim porque são poucas pessoas. Em todo o Brasil, são seis milhões", disse ele, sem se identificar. 

O empregado disse ainda que o movimento poderá aumentar conforme as pessoas, de outras idades, tiverem o dinheiro liberado. "Como é escalonado, quem recebe primeiro é o pessoal com mais de 70 e depois os demais. O movimento poderá aumentar, de acordo com a liberação do dinheiro para os trabalhadores mais novos", finalizou o funcionário. 

A aposentada Maria Aparecida, moradora do Jardim Universo, foi uma das poucas pessoas que resolveu sacar o PIS na agência da Caixa do distrito de Brás Cubas. Entretanto, ela deixou o local "de mãos abanando". "Tinha visto que a gente poderia tirar o dinheiro, mas quando cheguei lá me disseram que eu já tinha sacado, e é verdade. Acredito que faltou uma informação nesse sentido, porque a gente acha que tem direito", destacou a aposentada. 

Quem pode sacar 

Trabalhadores que contribuíram para o PIS e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) até 4 de julho de 1988, trabalhando com carteira assinada. Nesse primeiro momento foram liberados os valores para pessoas acima dos 70 anos. Vale lembrar que quem tem direito ao Pasep precisa sacar somente nas agências do Banco do Brasil. 

A partir de 17 de novembro, será a vez dos aposentados e, no dia 14 do mês seguinte, para quem tem a partir de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres.

Não há data-limite para realizar o saque.

Deixe uma resposta

Comentários