UBS Alto do Ipiranga celebra 1 ano

Prefeito e autoridades prestigiaram evento de comemoração do 1º aniversário
Prefeito e autoridades prestigiaram evento de comemoração do 1º aniversário - FOTO: Guilherme Berti/PMMC
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga "Dr. José Carlos Duarte Guedes" completou um ano de funcionamento com 45.251 mil procedimentos realizados, uma média de mais de 4,1 mil atendimentos por mês. Na manhã de ontem, um evento comemorativo marcou os primeiros 12 meses de funcionamento do equipamento, que ampliou a oferta de serviços públicos naquela região da cidade.

A solenidade contou com a participação e apresentação de um grupo de alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) "Profª Amália Thereza Manna de Deus", da Vila Lavínia.

"Mogi das Cruzes tem sido referência na saúde pública, tanto que recebemos pessoas de outras cidades. Um exemplo disso é a Unidade de Pronto Atendimento do Oropó, onde recebemos pessoas até de Bertioga", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB), destacando que o custeio mensal da unidade chega a R$ 1,4 milhão para o município.

A UBS oferece consultas de ginecologia e obstetrícia, clínico geral, pediatria, dentista, além de procedimentos de enfermagem e vacinação. Entre as consultas, foram realizados, em média, 2.025 atendimentos, todos eles agendados pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS-160). Já os procedimentos em enfermagem correspondem a 2.087 por mês.

"A UBS Alto do Ipiranga foi estrategicamente construída. A unidade do Jardim Universo é uma das mais demandadas da cidade, mas hoje, moradores do Alto do Ipiranga e da Vila Cléo têm uma unidade mais próxima, facilitando o acesso a consultas, procedimentos de enfermagem e exames", destacou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.

Classificada como Porte III, o que significa que conta com um número maior de serviços e uma infraestrutura ainda mais completa, a unidade tem 750 metros quadrados de área construída e um total de oito consultórios, sendo três básicos, dois ginecológicos e três odontológicos.

A estrutura contempla, ainda, uma sala de observação, salas de demonstração em saúde, de triagem, de vacinação e de procedimentos de enfermagem e uma Farmácia. A equipe que presta os serviços é formada por 20 profissionais.

A UBS Alto do Ipiranga fica localizada na rua Capitão Joaquim Melo Freire, 700, no Alto Ipiranga.

Deixe uma resposta

Comentários