Samed oferece em Mogi das Cruzes cursos para gestantes

Mannie Liu, Maria Esther Tormim e Adalcindo Vieira
Mannie Liu, Maria Esther Tormim e Adalcindo Vieira - FOTO: Divulgação
Envolver profissionais estratégicos e difundir procedimentos de qualidade visando o aperfeiçoando da prestação de serviços na área da saúde para gestantes, mães e bebês foram os objetivos do 1º Encontro Parto Adequado Gestando e Amamentando, que marca oficialmente o início de cursos especializados, a partir do dia 21, às 8 horas, nas dependências do Centro Médico da Samed Saúde em Mogi das Cruzes, no Jardim Santista.

As atividades serão gratuitas para beneficiários da Samed e pacientes gestantes do Hospital Santa Maria de Suzano - a unidade hospitalar é parceira (primeira no Alto Tietê em um seleto grupo de 150 hospitais brasileiros) e a operadora apoiadora no Projeto Parto Adequado, iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein, Institute for Helthcare Improvement (IHI) e Ministério da Saúde.

Durante o encontro, realizado na Samed de Mogi na noite de quinta-feira, a diretora clínica da operadora, Maria Esther Tormim Vieira do Nascimento, explicou que o complexo de saúde possui estrutura ideal para a fase 2 do projeto, desde a transmissão da informação a respeito do parto ideal à intervenção nas gestantes e bebês para garantir êxito na assistência em todas as etapas dessa fase da vida.

O curso Gestando - Preparação para a maternidade será ministrado em duas etapas (dias 21 de outubro e 25 de novembro). No dia 9 de dezembro, será a vez de atividades a respeito de Amamentando - Para quando o bebê chegar. "Todos os profissionais são extremamente qualificados e especializados nos assuntos abordados", frisou Maria Esther.

Temas de interesse das gestantes e dos pais chamam a atenção: mitos e verdades, pré-natal, alimentação, fatores psicológicos, dúvidas sobre o parto, cuidado das mamas, potenciais problemas, a chegada do bebê, cuidados iniciais e amamentação.

A Samed mantém Centros Médicos da Mulher em Mogi e Suzano, atendendo, juntos, mais de 3.500 consultas mensais. "É um privilégio participar de um serviço fundamental disponibilizado pela operadora e pelo Hospital Santa Maria para as gestantes e os bebês com critérios científicos embasados e comprovados", disse o coordenador de Ginecologia e Obstetrícia da Samed, Pedro Paulo Ferraz Dias.

O secretário municipal de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, esteve no encontro e ressaltou que a iniciativa dos cursos é importante para melhorar os indicadores em Ginecologia e Obstetrícia e aproximar as redes pública e privada, aprimorando o atendimento às mulheres e recém-nascidos. Os diretores do Grupo Samed, Adalcindo Vieira do Nascimento Filho e Mannie Liu, prestigiaram a reunião. As vagas para os cursos são limitadas. Informações pelo telefone 4746-5188.

O objetivo definido para o Parto Adequado foi, em conjunto com o grupo de hospitais participantes, elaborar, testar, avaliar e disseminar um modelo de atenção ao parto e nascimento que favoreça a qualidade nos serviços, valorize o parto normal e contribua para a redução de cesarianas desnecessárias e dos riscos delas recorrentes.

O Brasil é o país recordista em cesáreas.

Deixe uma resposta

Comentários