Aplicativo informa o nível de represas

Represa do Rio Jundiaí, em Taiaçupeba, compõe sistema disponível no aplicativo
Represa do Rio Jundiaí, em Taiaçupeba, compõe sistema disponível no aplicativo - FOTO: Mogi News
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) acaba de lançar uma nova plataforma para informar a população sobre a situação dos mananciais que abastecem cerca de 20 milhões de pessoas na Grande São Paulo. O aplicativo Sabesp Mananciais RMSP pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Play Store (Android) e App Store (iOS) por usuários de tablets e celulares.

A ferramenta permite consultar informações dos principais sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo: Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Claro, Rio Grande e Cotia. Assim como acontece no site da Sabesp desde 2003, o conteúdo é atualizado diariamente às 9 horas.

A página inicial do aplicativo apresenta o volume armazenado nas represas do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), bem como o de cada manancial. Também é possível checar logo de cara quanto choveu em cada um deles no dia anterior e consultar como estava a situação em outras datas.

Ainda na primeira tela há ícones direcionando para um gráfico comparativo dos níveis dos mananciais nos últimos cinco anos e para uma página de ajuda, que funciona como um glossário dos símbolos e termos utilizados na exibição dos dados.

Ao clicar sobre o nome de um manancial, podem ser acessados o volume de água armazenada, o nível percentual das represas, a variação de um dia para o outro e os índices de pluviometria (chuva no dia anterior, volume acumulado no mês e média histórica para o período). Também há um ícone que direciona a uma página com informações históricas e características de todos os sistemas produtores e outro que exibe um gráfico comparativo do nível dos reservatórios mês a mês nos últimos cinco anos.

Deixe uma resposta

Comentários