'Turismo será potencializado', diz Sartori

Título foi conquistado no quinta-feira; ainda falta sanção do governo do Estado
Título foi conquistado no quinta-feira; ainda falta sanção do governo do Estado - FOTO: Divulgação

Mogi das Cruzes agora é considerada Município de Interesse Turístico (MIT), desde a noite de quinta-feira, portanto, receberá recursos do governo do Estado para fazer mais investimentos no setor. O projeto é de autoria do deputado estadual, Marcos Damasio. Segundo decisão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (alesp), a cidade tem todas as características para ser contemplada como roteiro turístico, prevendo melhorias na economia e na divulgação para turistas. O investimento anual será de cerca de R$ 600 mil.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, os novos recursos serão destinados à contratação de eventos, sinalização dos locais, compra de materiais, melhorias na plataforma digital e outras ações que possam potencializar o turismo na cidade. "É interessante para a própria população, que muitas vezes não conhece tudo o que a cidade tem a oferecer e acaba procurando em outros locais, quando pode encontrar aqui mesmo em Mogi", comenta Sartori. Assim que os novos projetos forem aprovados pelo Conselho de Turismo, a cidade iniciará a execução.

Esse título representa avanços importantes para a cidade, que além de atrair muitos turistas, movimenta a economia. "As pessoas vêm o turismo como lazer, mas além disso, ele gera um capital muito importante para a cidade".

Alguns pontos turísticos de Mogi como o Casarão do Chá, Parque das Neblinas, e Pico do Urubu fazem parte da lista. Mais roteiros rurais, parques e outros estão presentes no site VisitaMogi.

Melhorias

A Secretaria de Cultura informou que tem projetos para melhorias no Pico do Urubu, estação de Sabaúna, além de capitar mais eventos para a cidade e melhorar a divulgação dos eventos.

*Texto sob supervisão do editor.