Aos mestres, com carinho!

Rogério Arruda, de 8 anos
Rogério Arruda, de 8 anos "Além de professora, ela é a nossa amiga e conselheira, pois nos ajuda com os exercícios e com nossas dúvidas sobre vários assuntos" - FOTO: Divulgação
Neste domingo, 15 de outubro, celebra-se o Dia do Professor. Assim como em outros países do mundo, esta data foi escolhida para homenagear os responsáveis pelo nosso conhecimento e que têm um papel fundamental no desenvolvimento da educação do País. Hoje é a ocasião propícia para saudar aqueles que segem uma das mais nobres profissões.
No Brasil, para se tornar professor, é precisoe estudar, se especializar e se dedicar a constantes atualizações. Afinal, ministrar aulas exige sabedoria, experiência, vivências e o melhor, o dom e o amor pelo ato de ensinar e, também, de aprender. Não importa o ciclo em que atuam, seja da Educação Básica (Do Infantil ao Médio) ao Ensino Superior e Técnico, todos os profissionais da Educação merecem os parabéns, e, antes de tudo, o respeito. A todos vocês, o Diarinho envia um abraço pra lá de especial.

Missão de vida
A professora Jussara Aparecida de Morais Paro, que leciona para uma turma do Ensino Fundamental I da Emef Nelson de Oliveira Camargo, de Biritiba Mirim, tem motivos para comemorar a data e refletir a seu respeito, mesmo em meio às dificuldades na área da educação e a falta de reconhecimento. “É gratificante para nós, que ensinamos tantas pessoas, ver, com o passar do tempo, os nossos alunos se tornando grandes profissionais, como médicos, advogados, veterinários e jornalistas. Sinto um enorme orgulho desses formandos, que passaram por mim e receberam os meus ensinamentos”, destaca. A educadora, que leciona há 20 anos, destacou o papel fundamental que o professor exerce à formação de estudantes das mais distintas faixas etárias. “Eu sinto um prazer enorme em lecionar. Quero que o aluno passe por mim e se lembre daquela profissinal que fez a diferença na vida dele”, completa.

Amor sem medidas

Apesar de todas as dificuldades, não há duvidas de que o amor à profissão é nítida no olhar e no comportamento destes profissionais. E o resultado dessa paixão é refletida no aprendizado dos pequenos em sala de aula. O Diarinho conversou com algumas crianças, que compartilharam a gratidão e o respeito que têm pelos educadores que já passaram pela sua trajetória profissional.
Lavinia Camargo Gonçalves, de 8 anos, concorda que exista uma data especial para celebrar a responsabilidade dos professores. “Eles merecem o reconhecimento de todos, e esta homenagem é justa. Eu tenho um carinho especial pelos educadores, e gosto bastante da minha atual professora. Em suas aulas, elas transmite ensinamentos que são importantes para a nossa formação. Aprendemos muito todos os dias”, relata a estudante.
Rogério Arruda, de 8 anos, também elogiou a sua professora e destacou a importância desses profissionais a todos nós. “Além de professora, ela é a nossa amiga e conselheira, pois nos ajuda com os exercícios e com nossas dúvidas sobre vários assuntos. Eu gosto muito das aulas da minha professora, porque, a cada lição, aprendemos bastante, e, para nos ajudar, ela ainda propões várias brincadeiras didáticas. É divertido aprender”, finaliza.


Deixe uma resposta

Comentários