Zeladoria

Serviços urbanos básicos como limpeza de bueiros, coleta de entulhos, tapa-buracos, poda de árvores, varrição, manutenção de calçadas, áreas de passeio, guias e sarjetas, além da limpeza de monumentos, bocas de lobo, bueiros e pichações são chamados de zeladoria. São desafios do dia das prefeituras que merecem prioridade, pois contribuem para minimizar o risco de enchentes e alagamento, entre outros problemas.

Em Mogi das Cruzes, frequentemente são realizadas operações cata-tranqueira para o recolhimento de inservíveis, com exceção de entulho e lixo doméstico e, no mês passado, um mutirão de drenagem e manutenção em Jundiapeba, por exemplo, fez a limpeza de 584 bocas de lobo e bocas de leão. O distrito também tem recebido pintura de faixas de pedestre e em guias e sarjetas, além de obras de pavimentação, como o Mogi News publicou na semana passada. Hoje, Jundiapeba terá mais um mutirão de limpeza, desta vez no entorno da Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro.

A cidade mostra assim sua preocupação em ir além de melhorias na área central, buscando transformar também os bairros, como ocorre no mutirão do Cuida Mogi, que no último fim de semana atendeu o bairro Ponte Grande e a rua Brás de Pina, no Alto do Ipiranga, e a avenida Felipe Sawaya, no Botujuru. Os locais receberam varrição, roçada, raspagem e retirada de lixo e entulho.

Nas demais cidades, percebemos esforços como Itaquaquecetuba, onde a Operação Tapa-Buraco, em cem dias, já havia fechado aproximadamente cinco mil buracos, conforme publicado pelo Dat. Em Suzano, que vive um sério problema com a manutenção das vias desde administrações passadas, mesmo nas principais avenidas, uma operação tapa-buraco foi iniciada em maio. Segundo balanço da Prefeitura de Suzano, até 30 de setembro foram fechados 24 mil buracos, beneficiando 65 dos 215 bairros da cidade. O contrato com a empresa tem validade até maio de 2018. Será que até lá a Prefeitura consegue dar fim ao verdadeiro 'queijo suíço' em que se transformaram as vias de um dos maiores municípios do Alto Tietê? É aguardar pra ver.