Comportamento

A saturação do mercado em todas as áreas e a mudança no comportamento do consumidor cada vez mais rápida devido a era da tecnologia fazem, já há algum tempo, as marcas de desdobrarem para agradar o seu público. Ao mesmo tempo que as redes sociais, e a Internet de um modo geral, encurtaram a distância entre as pessoas do mundo todo, nota-se uma sensação maior de solidão dos indivíduos.

Essa é uma das razões pela qual a rede fast food Mc Donald's vem investindo mais no atendimento aos clientes. Diversos estudos e pesquisas de campo feitos por empresas mostram que muitos consumidores sentem falta de um contato mais personalizado e impessoal na hora de comprar. Por isso, o Mc Donalds tenta inovar e, mesmo contrariando uma das bandeiras da marca - que é o atendimento rápido -, vem procurando criar uma relação mais íntima com seus clientes. Atendentes estão sendo treinados para oferecer mais, conversar mais e sorrir mais quando frente ao consumidor. Se dará certo, apenas o futuro dirá, mas a estratégia já mostra uma tendência de mercado. Além disso, há mais de uma década, o Mc Donald's já incluiu em seu cardápio produtos saudáveis, também seguindo uma tendência mundial do ramo de restaurantes.

A empresa acredita que um atendimento mais personalizado, apesar de exigir mais investimento em funcionários, é uma maneira de se diferenciar no mercado e gerar uma conexão com o público. Por mais que a tecnologia traga agilidade nos processos, às vezes é preciso dar um passo para trás e, por maior que seja a quantidade de meios de comunicação existentes, o olho no olho continua sendo imbatível e a melhor maneira de se comunicar.

Com a vasta concorrência no mercado, tirando empresas que monopolizam setores, como telefonia, Internet, TV à cabo e algumas outras, é preciso estar alerta ao comportamento do consumidor. Há muitas empresas estrangeiras que, mesmo com o nome consolidado nos Estados Unidos e Europa, mudam a estratégia quando vêm ao Brasil.

A realidade atual é esta. Adaptar-se ao comprador para manter a clientela.