Etec de Mogi das Cruzes é referência no ensino técnico

"Eu adquiri um novo modo de vida, mudei os meus hábitos e sou mais crítica com a minha alimentação" - FOTO: Suéller Costa
O ensino técnico está entre os cinco itinerários formativos elencados pela reforma do Ensino Médio. A proposta é auxiliar os jovens na sua formação integral, preparando-os, em especial, para o mercado de trabalho. Esta é a opção escolhida por grande parte dos adolescentes entrevistados durante a produção deste suplemento especial. Para conhecer de perto a dinâmica de uma escola que explora tanto o conteúdo condizente à grade curricular da etapa final da Educação Básica como também o aprendizado técnico em importantes segmentos, foi realizada uma visita à Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Getúlio Vargas, de Mogi das Cruzes, que, anualmente, forma inúmeros jovens em áreas como Secretariado, Edificações, Nutrição, Design de Interiores, Eventos, dentre outras. Por meio desses estudos, eles passam a alavancar a sua carreira profissional.

A unidade oferece o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), que une o Médio a um curso escolhido pelo aluno durante a etapa de seleção para o ingresso na unidade. O estudo é em período integral e as disciplinas são distribuídas ao longo do dia, unindo os conteúdos tradicionais a este ciclo, como Biologia, Sociologia, Matemática, Língua Portuguesa, a matérias específicas das áreas escolhidas. Uma outra opção é o Ensino Técnico Modular, realizado em média, em dois anos. Esta modalidade é cursada tanto por jovens, que aliam essas aulas aos estudos numa outra unidade do Ensino Médio; como também por adultos que já concluíram esta etapa.

A experiência dos alunos revela quanto a sua formação tem sido significativa. Isso porque estar em contato com uma área de interesse não só torna o ensino estimulante como também amplia a sua visão sobre um campo de atuação.Quem celebra esta oportunidade é o aluno Thiago Rogrigues, de 17 anos, que está no 3º ano do Etim em Design de Interiores. "A Etec oferece uma boa base para a nossa formação e encaminhamento para a área que desejamos atuar. Os professores são ótimos e nos orientam".

Perceber que o aprendizado em sala orienta nas atividades diárias é um dos pontos destacados pelos alunos. "Muito do que eu aprendo eu levo para o cotidiano. Eu aprendi a organizar melhor as minhas responsabilidades", conta a aluna Leticia Valvazori, de 15 anos, do 1º ano do Etim em Administração.

MOSTRA CULTURAL APRESENTA OS CURSOS OFERECIDOS PELA UNIDADE

Maria de Lourdes Franco Bíscaro, coordenadora geral
Maria de Lourdes Franco Bíscaro, coordenadora geral "Acredito que esse modelo prepara o aluno para o ritmo de estudos, muitos de nossos alunos ingressam em conceitiadas universidades; e o mercado de trabalho, a maioria deles conquistam importantes colocações" - FOTO: Suéller Costa
A variedade de cursos oferecidos pela Etec Mogi das Cruzes é apresentada na Mostra Cultural, promovida anualmente. E a última edição foi realizada em outubro, e, no evento, são os próprios alunos que mostram como são as suas áreas. Há exposição de trabalhos, palestras, rodas de conversas e atividades específicas para cada segmento. A iniciativa promove a interação entre os cursos, mas, principalmente, abre as portas para a comunidade em geral, inclusive, a jovens que estão à procura de opções de formação técnica, podendo conhecer as especificidades de diferentes campos profissionais.

Este é um dos principais eventos da unidade, e ele conta com a responsabilidade dos alunos. Todos os cursos se unem para a organização do evento, a administração das tarefas, a divulgação da iniciativa, a montagem da infraetrutura, dentre outras tarefas, que são divididas conforme o segmento. Segundo a coordenadora geral, Maria de Lourdes Franco Bíscaro, este é um dos momentos que os alunos colocam em prática tudo o que aprendem. Ela acredita que o Ensino Médio Integrado ao Técnico é positivo e contribui significativamente para o crescimento dos jovens. "Tendo como exemplo a nossa escola, a grade curricular é integrada, agregando as matérias específicas com as técnicas tanto pela manhã quanto à tarde. Ao todo, o Ensino Médio Integrado ao Técnico possui, em média, 19 disciplinas, no entanto, procuramos dividi-las entre teóricas e práticas. Acredito que esse modelo prepara o aluno para o ritmo de estudos, muitos de nossos alunos ingressam em conceituadas universidades; e o mercado de trabalho, a maioria deles conquistam importantes colocações. Nós aliamos a prática com a teoria, para que, além de aprendizados específicos, eles adquiram conhecimentos que possam ser relacionados com a vida. E, assim, tornar o ensino transformador", finaliza a educadora.

Deixe uma resposta

Comentários