Suami Azevedo lança livro de poemas no Centro Cultural

Suami já lançou livros
no Brasil e no exterior
Suami já lançou livros no Brasil e no exterior - FOTO: Paulino Fernandes
Nesta terça-feira, dia 19, o escritor e professor universitário Suami Paula de Azevedo lança, às 19 horas, o seu livro "Paisagens - Passeios pela Vida" no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A obra é composta por 70 poemas que retratam um novo olhar sobre a vida. O espaço de cultura fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, na área central. A entrada é gratuita.

De acordo com o autor do livro, os poemas são contados e divididos em quatro partes fazendo alusão às estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). "Diferentemente das outras obras que eu já publiquei, nesta os poemas foram escritos especialmente para a construção da publicação", disse Azevedo.

A produção retrata a vida a partir do olhar que o leitor vê as coisas ao seu redor. "Se você buscar por paisagens boas em torno de si, irá conseguir ver um mundo melhor. Acredito que a poesia funcione exatamente assim", detalhou o escritor.

Ainda sobre a obra literária, ele completou. "Vai chegar uma época em que você vai revisar o mundo e tentar vê-lo de outro maneira, é como ler o mesmo livro anos depois. Lembro que eu li Machado de Assis na minha adolescência e confesso que achei chato. Mas, tempos depois, quando eu estava mais maduro, achei interessante", explicou.

Segundo Azevedo, momentos especiais marcaram o trabalho de produção, deixando boas e memoráveis lembranças. "O prefácio foi elaborado com muito carinho por um antigo amigo - de mais de 30 anos -, o escritor e dramaturgo já falecido Nelson Albissú. Lembro-me de fazer o convite a ele, e, mesmo não estando bem de saúde, aceitou na hora. Este foi o último texto que ele escreveu antes de partir. Eu não podia deixar de homenageá-lo", lembrou o autor.

Além disso, Azevedo destacou o trabalho feito pela fotógrafa Sandra Carrillo, autora do retrato escolhido para compor a capa da obra. "Eu e a Sandra conversamos bastante sobre a escolha da imagem, até ela me mostrar aquela que tinha um mar aberto, que fica na região da Africa do Sul", destacou.

Dedicação à poesia

Nascido no Rio Grande do Sul, Suami Paula de Azevedo é residente de Suzano há cerca 40 anos. Formado em Direito e Letras, o escritor, de 71 anos, descobriu muito jovem o amor pela poesia. "Comecei a escrever no Ensino Médio. Eu me lembro que naquela época era complicado escrever, pois eu tinha muita dificuldade. Tinha medo de transformar a poesia em prosa", lembrou Azevedo.

Com mais de 30 livros escritos, entre acadêmicos e poemas, o escritor deixou a carreira de advogar para seguir o sonho na poesia. "Agradeço ter chegado aos 71 anos com muita saúde e ter conseguido almejar o que desejei. Hoje, posso dizer que tenho grandes trabalhos reconhecidos em diversas cidades e Estados do Brasil, além das obras reconhecidas e publicadas fora do País, como em Portugal, França e Estados Unidos", celebra.(Texto sob supervisão do editor)

Deixe uma resposta

Comentários