Mundo gospel

'O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males"

23/01/2019 às 06:10
Atualizada em 25/02/2022 às 13:33.
Divulgação

André Sanchez é membro da Igreja Presbiteriana - FOTO: Divulgação

Você já parou para pensar por que a Palavra de Deus diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males? O dinheiro seria, nesse caso, algo ruim, que veio do diabo? Como entender isso, já que, para quase tudo, hoje em dia, usamos o dinheiro? Paulo diz essa frase em 1 Timóteo 6:10: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com dores". Observe que o verso começa com "porque"; isso significa que Paulo está explicando algo que falou antes e que precisamos analisar para compreendermos o real significado dessa mensagem.
1) Paulo está falando aqui de falsos mestres e suas falsas doutrinas (1 Timóteo 6:3-5). Além das más características desses falsos professores, Paulo destaca que Eles estavam usando a fé de forma exploratória, com manipulações e inverdades, para alcançar lucros para si mesmos. Paulo critica a atitude deles, principalmente por fazerem tudo com foco nas riquezas: "Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição" (1 Timóteo 6:9).
2) E é nesse ponto que Paulo explica porque tal comportamento dessas pessoas é destrutivo (1 Timóteo 6:10). Fazer a obra de Deus com foco em lucro financeiro equivale a amar o dinheiro acima de Deus, o que transforma o dinheiro em um deus para a pessoa. Essa verdade ecoa das palavras de Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mateus 6:24). É por isso que essa atitude se torna a raiz dos males, pois é dela que surgem diversos outros pecados, mas principalmente o abandono da fé no Deus verdadeiro".
3) Em um sentido mais amplo, o amor ao dinheiro, ainda hoje e em todas as épocas, faz pessoas agirem de forma contrária à vontade de Deus, tomando atitudes que Deus condena para conseguir o tão sonhado lucro. Um exemplo seria a corrupção, que faz pessoas roubarem, dissimularem, matarem e realizarem atos pecaminosos para aumentar sua quantidade de dinheiro e poder. O foco desse texto de Paulo é demonstrar o quão podre o ser humano pode ser quando torna o lucro o fim principal de sua vida
4) É importante frisar que não temos aqui um "amaldiçoamento" do dinheiro. O dinheiro, em si, é neutro. O que se faz com ele e por ele é que indica o que ele representa para a pessoa, se será bênção ou maldição. A Bíblia aprova o bom uso dos ganhos honestos: "Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus" (Eclesiastes 2:24).
5) Paulo, na sequência de sua fala, faz questão de aconselhar seu discípulo Timóteo sobre a atitude equilibrada que deveria ter (e que serve para todos nós), que é ficar longe desse comportamento destrutivo com relação ao dinheiro: "Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão" (1 Timóteo 6:11). Um servo de Deus que tem como base a retidão lidará com o dinheiro de forma equilibrada!
 
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News