Outono aumenta expectativas de vendas para vários setores

Thais:
Thais: "Compro roupas para todas as estações" - FOTO: Felipe Claro
As mudanças de estações surpreendem a população, como na última semana, com a chegada do outono, quando a temperatura diminuiu repentinamente. Essas alterações animam o comércio regional, que se prepara para as vendas das novas coleções e a liquidação das anteriores. De acordo com Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), as expectativas para a nova temporada são positivas, pois este período é marcado por importantes datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que movimentam as vendas em inúmeros setores.

As duas datas, em especial o Dia das Mães, que é considerado por alguns segmentos o segundo Natal, movimentam os negócios por conta das compras de presentes e das comemorações, afirma a associação. Tanto que muitos comerciantes estão aproveitando a mudança de estação para repaginar o vestuário de suas lojas, para vender não apenas as novidades, mas também peças que já saíram de linha ou que estão há muito tempo em estoque.

A comerciante Patrícia Serrão, de 43 anos, gerente de uma loja de roupas, explicou que o seu estoque já estava com acessórios de outono, e espera que sejam comercializadas durante as duas ocasiões festivas. "Nós já vínhamos preparando o estoque para essa frente fria que o outono traz. Nós, inclusive, fizemos uma liquidação das roupas de verão no final de fevereiro, já se preparando para a nova temporada".

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes afirma que os lojistas devem investir em promoções e vitrines atrativas para chamar a atenção do consumidor. A publicidade é uma ótima oportunidade de vendas para todos os comércios.

Para a empregada doméstica Fideli Macedo Santos, 53, as promoções chamam a atenção, pois as pessoas sempre estão em busca de roupas mais baratas. "Sempre que possível, eu procuro roupas em liquidação. Mas tem que pesquisar, não dá para comprar qualquer peça, até porque o dinheiro está curto e a situação não está fácil para ninguém'' afirma a consumidora.

Diversidade climática

A Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE) apontou que é este um momento para os lojistas iniciarem as liquidações de verão, porém, devem se lembrar de que, em um país com clima tão variado como o Brasil, os consumidores continuarão usando roupas mais frescas por mais tempo.

Para a estudante Thays Costa, 19, é muito difícil acompanhar as tendências, ainda mais com a variedade climática do Brasil. "O tempo é imprevisível, eu não consigo comprar uma roupa para ser usada somente para o frio, porque o tempo pode mudar a qualquer momento. Eu compro mais pela necessidade, não ligo muito para as estações'' diz a jovem.

Segundo a ACE, os consumidores são variados, há aqueles que acompanham as estações e, para se manterem sempre na moda, procuram atualizar o vestiário de acordo com o período. Por outro lado, existem os que compram peças independentemente do clima, e que, inclusive, veem as transições temporais como uma oportunidade para comprar itens de estações passadas, a fim de aproveitar as liquidações, que são comuns nestes períodos. Os lojistas devem ficar atentos aos diferentes perfis para que todos possam ser atendidos. 

*Texto pelo supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários