Projeto de prevenção ao câncer de pele é aprovado

Propositura foi articulada por Aparecido Marabraz
Propositura foi articulada por Aparecido Marabraz - FOTO: Divulgação
O projeto de lei que institui na cidade o chamado "Dezembro Amarelo" foi aprovado pela Câmara de Ferraz de Vasconcelos, em primeira discussão, na sessão ordinária, na última segunda-feira. Com isso, a matéria do vereador José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz, deve voltar à pauta na próxima segunda-feira, dia 1º, a partir das 18 horas. Depois, o texto segue para sanção do Executivo.

Na prática, a proposta visa à promoção de ações coordenadas pelo poder público e pela sociedade civil organizada. Segundo o petista, o "Dezembro Amarelo" possui, entre os seus principais objetivos, o de orientar os munícipes que devem evitar a exposição ao sol, sobretudo, no período da 10 às 16 horas. Afinal de contas, de acordo com especialistas, trata-se do horário mais propício para afetar a pele das pessoas.

Além disso, o texto prevê que a sociedade possa ser alertada da importância de procurar o dermatologista no mínimo uma vez ao ano para verificar a viável presença de manchas na pele. Para tanto, o cidadão precisa usar o protetor solar não apenas quando for à praia, mas sempre que estiver em contato direto com o sol.

Para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o que tem a maior incidência no Brasil. A doença responde por 33% dos diagnósticos feitos por especialistas. Ainda, segundo o órgão, a cada ano são registrados no país mais de 180 mil novos casos da doença.

Deixe uma resposta

Comentários