Ação contra sarampo vacina 1,2 mil pessoas em Ferraz

Expectativa inicial era aplicar 500 doses no município
Expectativa inicial era aplicar 500 doses no município - FOTO: Aurélio Alves/DeCom Ferraz
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizou um mutirão de vacinação contra o sarampo no sábado passado, quando mais de 1,2 mil pessoas foram vacinadas. A ação ocorreu nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) do centro e da Antônio Gianetti Neto, no Parque São Francisco.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o número foi considerado positivo, pois a expectativa era aplicar 500 doses. A prefeitura afirmou que deve realizar outros mutirões contra o sarampo.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A doença se caracteriza principalmente pela febre alta, acima de 38,5°C, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal).

A vacina continua sendo oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. A prefeitura realizou também junto com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), uma busca ativa de tuberculose na praça da Independência. O intuito era identificar a doença e encaminhar para um atendimento especializado.

* Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários