Mobilidade reduzida é tema de projeto em discussão na Câmara

Netinho do Sindicato exige academia e recreação
Netinho do Sindicato exige academia e recreação - FOTO: Divulgação
O vereador José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, solicitou ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) a implantação, no Parque Municipal Max Feffer, de uma academia ao ar livre, bem como de aparelhos para recreação e lazer infantil, com as devidas adaptações para atender pessoas com mobilidade reduzida. A ideia é posteriormente estender esses equipamentos para outras áreas de grande circulação na cidade.

A proposta do vereador vem ao encontro da carência do município em contar com ações e espaços voltados às pessoas com deficiência. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira.

Embora a legislação brasileira sobre o assunto seja boa, as mudanças concretas de efetivação de cidadania ainda ocorrem de maneira lenta em todo o País. Estudos apontam que não houve avanços na efetivação dos direitos dessa parcela da população.Segundo Netinho, a acessibilidade é um desafio nas administrações e é preciso entender que os direitos das pessoas com deficiência não são regalias.

Deixe uma resposta

Comentários