Mogi participa de congresso de Saúde em Águas de Lindóia

Oito trabalhos do municípios estão expostos na Mostra de Experiências Exitosas
Oito trabalhos do municípios estão expostos na Mostra de Experiências Exitosas - FOTO: Rebeca Barufi/PMMC
Mogi das Cruzes está participando do 33° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo com oito trabalhos expostos na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e no 9º Prêmio David Capistrano.

O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), em Águas de Lindóia (SP), e neste ano tem como tema "Saúde e Democracia: Consolidação e Financiamento do SUS".

O objetivo do Congresso é promover debates e reflexões que envolvam a troca de experiências entre os 645 municípios paulistas. "Mogi das Cruzes conta com uma equipe bastante envolvida capacitada e interessada na melhoria constante dos serviços prestados à população, levando neste ano trabalhos sobre os mais diversos temas da área da saúde", informou o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

Todos os trabalhos de Mogi das Cruzes estão expostos na Mostra de Experiências Exitosas, mas dois foram selecionados para rodas de conversas: "Impacto da Judicialização de Medicamentos e Insumos no Município de Mogi das Cruzes" e "Experiência de Desinstitucionalização: o Resgate da Cidadania e da Dignidade no Relato de Profissionais e Pacientes".

Nestes encontros, realizados na quinta-feira passada e ontem, os profissionais do município participam de debates mais aprofundados para esclarecimentos de dúvidas e troca de informações sobre os temas abordados.

Conferência

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem hoje, das 8 às 14 horas, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Cemforpe. O evento cumpre a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que neste ano tem como tema principal "Democracia e Saúde" e como, eixos temáticos, "Saúde como Direito", "Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)" e "Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)".

Realizada a cada quatro anos, a conferência é uma oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar ações. Seus principais objetivos são impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS.