Governo abrirá concurso para o cargo de soldado

Informação partiu do governador João Doria durante reunião com secretários
Informação partiu do governador João Doria durante reunião com secretários - FOTO: Mogi News
O governador João Doria (PSDB) autorizou ontem a abertura de concursos para a contratação de 5,4 mil soldados de 2ª classe para a Polícia Militar. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio foi realizado em coletiva de Imprensa após reunião de secretariado no período da manhã, no Palácio dos Bandeirantes, no bairro do Morumbi, zona sul da capital. "A PM de São Paulo já é reconhecida como a melhor PM do país e há muitos anos aguardava pela oportunidade de fazer a convocação de mais futuros policiais militares", disse Doria. Ainda não há confirmação do Palácio dos Bandeirantes, mas alguns desses futuros policiais deverão ser enviados para os três batalhões que compõe a região: o 17º de Mogi das Cruzes, o 32º de Suzano e o 35º de Itaquaquecetuba, todos eles sob coordenação do Comando de Policiamento de Area Metropolitano 12 (CPA/M-12).

O objetivo é programar a reposição do efetivo por meio de um planejamento dos próximos anos. Foram autorizados dois concursos para selecionar 2.700 soldados cada, previstos para maio e novembro de 2020. "Isso demonstra gestão e ação concreta do Governo para completar o efetivo", afirmou o Secretário Executivo da Polícia Militar da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Álvaro Batista Camilo.

O soldado atua diretamente nas ruas, nos diversos programas de patrulhamento preventivo e ostensivo. A remuneração inicial é de R$ 3.143,70, já com o adicional de insalubridade (R$ 691,64).

Sobre o curso

A formação do soldado no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados (ESSd), tem um ano de duração com mais de 1.500 horas de aulas.

São 49 disciplinas dos módulos básico e específico, entre elas Direitos Humanos, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Medicina Legal e Doutrina de Polícia Comunitária.

No dia 15 março o Governo anunciou a nomeação de 590 soldados de 2° classe remanescentes de concurso anterior. Ainda há concursos em andamento para o preenchimento de 5,4 mil para soldados e 270 para alunos-oficiais. 

Deixe uma resposta

Comentários