Trabalho de ampliação em estação do Semae avança

As obras de reforma e modernização da Estação de Captação e Recalque de Água Bruta 2 (ECR-2), no Rio Tietê, avançam e chegam a 85% de execução. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) está investindo
R$ 3 milhões na unidade para ampliar a segurança operacional do principal sistema de fornecimento de água da autarquia.

A estação de captação, que fica na estrada da Pedra de Afiar, bairro Rio Acima, capta a água para um sistema que abastece mais de 300 mil pessoas. No ano passado, a estação foi modernizada com o início da operação de um sistema de dióxido de cloro, elemento químico que age no pré-tratamento, melhorando a qualidade da água. O investimento foi de R$ 2,3 milhões na instalação de um gerador de dióxido, tanques de estocagem, bombas de água para preparo da solução e aplicação, bombas de descarga de produtos químicos, painéis de força e de comando.

O dióxido gerado na captação é aplicado no início da adutora de água bruta, que de lá segue até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro.

Além da reforma e modernização na captação, o Semae tem várias outras obras importantes em andamento para ampliação do abastecimento de água. Entre os principais investimentos estão o Centro de Reservação Vila Moraes, Sistema Chácara Guanabara e Sistemas de Abastecimento Jundiapeba e Oroxó.

Rede elétrica

A EDP Bandeirante fará uma manutenção preventiva amanhã, a partir das 10 horas, na rede de energia elétrica que serve ao sistema de abastecimento de água de Biritiba Ussú. Sem energia, será necessário suspender também o fornecimento de água do Semae.

A previsão é concluir a manutenção completa por volta das 15 horas, mas a normalização do abastecimento em todas as cadas pode levar um pouco mais de tempo devido à necessidade de retomar a captação, tratamento e distribuição.