A prova do Enem

Todos os anos, milhares de jovens se deparam com a tão sonhada oportunidade de ingresso ao Ensino Superior. Com isso, a chance da galera conseguir uma bolsa de estudos está ligada ao desempenho e preparo para o vestibular. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos responsáveis por essa conquista, e o período de inscrições começa dia 6 e termina em 17 de maio. Por isso, fiquem ligados ao cronograma.

Muitos estudantes sentem o nervosismo e a ansiedade cada vez maior ao se aproximarem da prova. Então aí vão algumas dicas: Além de estudar, é essencial manter a mente tranquila durante todo o período de preparação. É fundamental que haja um cronograma de estudos para que o participante possa se organizar e assim esgotar todo o conteúdo programático antes da prova. Mas lembre-se sempre de fazer pausas durante o tempo de estudo e também reserve um tempo para fazer atividades prazerosas, como ir ao cinema, ler um livro, escutar músicas, etc.

Também é importante ler sobre atualidades para estar atento aos acontecimentos no Brasil e no mundo, pois essas questões serão cobradas na prova e o estudante que estiver bem informado terá um grande diferencial (leia jornais, revistas e acompanhe noticiários).

Outro ponto de destaque é a leitura, a prova do Enem é extensa e composta por textos longos. Se você tiver o hábito de ler, terá facilidade em interpreta-las, além de ser uma grande aliado na hora da redação, afinal, quanto mais se lê, melhor se escreve.

Estude provas anteriores e faça simulados, isso irá contribuir a seu favor na hora de aplicar seus conhecimentos e para controlar o tempo, evitando correr o risco de deixar alguma questão em branco. Não esqueça de, após conferir o gabarito, revisar as questões que errou e dar mais atenção a tais conteúdos.

Não é fácil, mas iniciar os estudos em uma instituição de ensino superior (pelo ProUni/ Sisu) só depende da sua persistência, disciplina e concentração, então mantenha a calma e o foco para realização de uma excelente prova.