Saúde e saneamento

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) apontou que Suzano, Mogi das Cruzes e Poá estão em um grupo seleto de municípios, acima de 100 mil habitantes, que estão caminhando a passos largos na universalização da coleta e tratamento de esgoto. Em reportagem divulgada pelo Grupo Mogi News, anteontem, foi revelado que Poá está na quarta posição em todo o Brasil, consideradas apenas as cidades de grande porte. Por sua vez, Mogi e Suzano estão um pouco atrás, na 37ª e 34ª posições, respectivamente, em nível nacional, o que não quer dizer que estão num patamar ruim. Na realidade estão buscando melhorar a coleta e o tratamento dos dejetos produzidos.

Na outra ponta deste estudo estão Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, que estão se esforçando para melhorar a coleta e tratamento de esgoto. Todo esse levantamento da Abes é fomentado em cima de pontos e quesitos e quanto maior for a pontuação dentro de um indicador, maior será o saneamento. Para efeito de comparação, Poá está com 499,98 pontos, ao passo que Suzano e Mogi estão com 457,53 e 455,84 pontos, respectivamente. Ferraz, que está em outra tabela fazendo companhia a Itaquá, recebeu 413,44 pontos, sendo que o município vizinho obteve 369,78 pontos.

Vale lembrar que tudo isso é conquistado em conjunto com o governo do Estado e a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), mas é preciso melhorar sempre, e pelo estudo divulgado pela associação, está mais do que claro que isso é possível.

O saneamento é uma das ações que pouco chamam a atenção de parte dos políticos, porque é o tipo de obra que não se enxerga, uma vez que está enterrada. Pois bem, ela talvez possa não ser vista, mas certamente é percebida pela população e pelos serviços de saúde. Uma cidade que detém um bom saneamento tem menos chances de expor os moradores às doenças causadas em razão de um esgoto a céu aberto, por exemplo, ou pela ausência de coleta.

Há casos em que é preciso buscar a perfeição sempre. O tratamento do esgoto e coleta dos dejetos é, certamente, um deles.

Deixe uma resposta

Comentários