Conferência da Saúde propõe melhorias ao setor

O prefeito Marcus Melo (PSDB) participou da abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado, no auditório do Cemforpe. O evento cumpriu a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que neste ano tem como tema principal "Democracia e Saúde", e reuniu mais de 300 pessoas entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, trabalhadores e convidados.

Na abertura, o prefeito falou sobre os principais avanços e também sobre as dificuldades enfrentadas na gestão da saúde pública. "O Brasil passa por uma das piores décadas dos últimos 120 anos, muitas pessoas estão perdendo seus convênios e a demanda de saúde é cada vez maior. Mais do que nunca nós temos que ser eficientes para garantir atendimento de qualidade", explicou.

Após a abertura oficial, a Comissão Organizadora da 6ª Conferência Municipal de Saúde assumiu a condução dos trabalhos, com a leitura do regimento e a condução dos grupos para discussão dos eixos temáticos e elaboração das propostas. Cada grupo temático indicou propostas para as próximas etapas de discussão. No final da votação, foram escolhidas 15 propostas que serão enviadas para discussão na Plenária Macroregional, que será realizada no dia 23 de maio, em São Paulo. Também foram escolhidos os delegados que representarão o município na etapa regional.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar ações para o futuro. Seus principais objetivos são reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS.