Brasileiros poderão abrir poupança digital

Banco anunciou também criação de aplicativo destinado a trabalhadores informais
Banco anunciou também criação de aplicativo destinado a trabalhadores informais - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os brasileiros que ainda não têm conta bancária e tiverem direito ao auxílio emergencial a informais terão aberta uma poupança digital gratuita, informou ontem o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. "Isso é importante para espalhar os pagamentos no sistema financeiro", disse.

Segundo ele, uma autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN) simplifica o processo de abertura dessa conta, permitindo a ação apenas com o CPF do beneficiário. "Temos autorização para abrir a conta. Simplificamos muito, é basicamente com CPF. A abertura dessas contas digitais será feita com o mínimo possível de informação", disse.

Segundo o presidente do banco, será utilizada toda a rede de caixas eletrônicos e lotéricas para auxiliar nos pagamentos. "Não temos novidade operacional. A escala é que é muito maior", afirmou.

Quem já tiver conta na Caixa ou no Banco do Brasil vai receber automaticamente. Segundo Guimarães, "milhões de pagamentos" serão realizados dessa forma.

A Caixa também está coordenando a criação do aplicativo que receberá a autodeclaração de trabalhadores informais que hoje estão fora das bases de dados do governo federal. Segundo Guimarães, o banco trabalha numa solução tecnológica capaz de ser baixada por 100 milhões de brasileiros - metade da população "Teremos ampla capacidade de atender a milhões de brasileiros na autodeclaração", afirmou.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, ressaltou que a solução do aplicativo é democrática. "Temos a maior quantidade de celulares por cidadão, nos parece o método mais simples para que as pessoas possam acessar. É difícil encontrar um brasileiro que não tenha acesso a nenhum celular", disse.

Ele disse ainda que o governo trabalha junto às operadoras de telefonia para garantir que não haja nenhum ônus ao trabalhador para baixar o aplicativo ou enviar a autodeclaração, inclusive no caso de celulares pré-pago.

Deixe uma resposta

Comentários