Prefeito de Guararema assume Condemat

Chefe do Executivo guararemense não disputará eleições e assumirá a presidência
Chefe do Executivo guararemense não disputará eleições e assumirá a presidência FOTO:
O prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite (PL), é o novo presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), conforme Assembleia Extraordinária realizada ontem, por videoconferência. Ele vai suceder o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), que pediu a desincompatibilização do cargo em razão da campanha para a reeleição municipal.

Adriano Leite, que já esteve na presidência do Condemat em 2017, informou que a prioridade continua a ser, neste momento, o apoio aos municípios para o enfrentamento ao coronavírus. Ontem, inclusive, o Conselho de Prefeitos deliberou sobre a criação de um Protocolo Regional de Testagem e também os estudos de viabilidade para a compra emergencial de testes rápidos de Covid-19. "Estamos levantando a demanda e os trâmites internos de viabilidade da compra em caráter emergencial, com a utilização das verbas federais e estaduais recebidas pelos municípios. Isso possibilitará que todas as cidades da região tenham os testes", ressalta o presidente Adriano Leite.

O Condemat também apoiará a Prefeitura de Arujá na distribuição, aos municípios da região, da carga de máscaras cirúrgicas apreendida na cidade. São mais de 200 mil unidades que, por determinação judicial, deverão ser usadas para atender a demanda de Arujá e o restante dividido entre as cidades que integram a Diretoria Regional de Saúde. "

Mudança

Além de Marcus Melo, também pediram a desincompatibilização de cargos o vice-presidente Vanderlon Oliveira Gomes, o 2º tesoureiro Gustavo Henric Costa, o Secretário Celso Simão Leite que integravam a Diretoria do Consórcio e são candidatos à reeleição. O presidente e membros do Conselho Fiscal também apresentaram o pedido de desincompatibilização dos respectivos cargos. Com isso, o prefeito Adriano e Mamoru Nakashima, que não vão concorrer na eleição municipal, foram indicados para a presidência e 1ª tesouraria do Condemat, respectivamente, permanecendo os demais cargos na vacância neste exercício de 2020.