Primeira semana de quarentena traz consequências aos municípios

Com o cumprimento da quarentena em todo o Estado de São Paulo, decretado pelo governador João Doria (PSDB) há pouco mais de uma semana, os municípios da região precisaram readaptar suas atividades. A Prefeitura de Suzano forneceu um breve balanço sobre a primeira semana de quarentena. As aulas em todas as escolas e universidades foram suspensas desde o dia 18 do mês passado, seguindo as orientações do decreto estadual e municipal da quarentena. Os serviços on-line e a distância foram intensificados para evitar dificuldades no rendimento estudantil.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças decidiu postergar os vencimentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e taxas de licença, referentes aos meses de abril, maio e junho, para até 15 de dezembro deste ano, com isenção de juros e multas.

Em Mogi das Cruzes, conforme rege o decreto da quarentena, as aulas no município foram suspensas desde o dia 23 e seguirão desta forma por tempo indeterminado. Na primeira semana de quarentena, mesmo ainda sem o fornecimento de dados oficiais, já foi possível observar o impacto negativo na economia. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Mogi afirmou que "é um momento difícil e durante toda a semana esteve trabalhando para auxiliar os empresários com programas do governo estadual, objetivando minimizar os impactos aos empreendedores".

Em relação à agricultura, a secretaria já identificava, antes do decreto de quarentena, a oscilação dos pedidos junto aos produtores. No campo, todas as cadeias de produção foram afetadas. As vendas das flores reduziram 90%, mesmo percentual dos cogumelos. O fechamento inevitável das feiras e do Mercado Municipal também prejudica o setor agrícola.

As próximas medidas de prevenção com mais uma semana de quarentena ainda não foram especificadas, mas a Prefeitura garante que continuará seguindo as orientações das autoridades de Saúde.

*Texto supervisonado pelo editor.