Continuidade de contratos preserva mais de 70 empregos

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura (Comuc) deliberaram, na manhã de quarta-feira passada, a continuidade de dois contratos, que vão garantir a manutenção de 70 a 80 empregos na área da cultura. Os contratos preservados foram o da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e o do Instituto Sementinha, responsável pela gestão do CEU das Artes, na Vila Nova União.

A reunião ordinária aconteceu de forma on-line, por meio de rede social e contou com a participação de vários membros de conselho. O entendimento da Secretaria de Cultura e Turismo, endossado pelos conselheiros, foi de que tanto a Orquestra Sinfônica quanto o CEU das Artes continuam trabalhando, ainda de que forma on-line, portanto é fundamental manter o rito contratual com as duas entidades.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explica que, no caso da Orquestra Sinfônica, o diretor artístico do projeto, Lélis Gerson, está enviando material de estudo de forma eletrônica para que os alunos sigam se preparando para futuros concertos e também têm ocorrido reuniões on-line. No caso do CEU das Artes, apesar de o equipamento estar fechado, há uma equipe responsável pela manutenção do espaço, como por exemplo os profissionais da segurança, que seguem trabalhando. Além disso, o grupo gestor do local também tem promovido reuniões on-line, por meio das quais os alunos de oficinas e atividades permanentes no local continuam tendo acesso aos conteúdos antes desenvolvidos presencialmente.

"O Comuc deliberou por unanimidade a manutenção desses dois contratos, Estamos falando da preservação de 70 a 80 empregos diretos e indiretos", destacou Sartori.