Vacina atende idosos e profissionais da segurança

A dose da vacina contra a gripe continua disponível em todas as unidades de Saúde da cidade. Ontem não houve a aplicação da vacinação no sistema drive-thru no Pró-Hiper.

Até o dia 15 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe atende trabalhadores da Saúde, pessoas a partir dos 60 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento, como policiais civis e militares, polícia científica, bombeiros, forças armadas, guarda municipal e defesa civil.

A partir do dia 16, novos grupos prioritários serão incluídos, conforme calendário do Ministério da Saúde, entre eles pacientes com doenças crônicas. As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.

Até o momento, o município já aplicou 52.027 doses de vacina contra a gripe. Deste total, 39.616 imunizados são idosos, o que representa mais de 90% da cobertura vacinal para o grupo, 10.389 profissionais de saúde e 336 profissionais das forças de segurança.

A vacina não previne a Covid-19, mas é muito importante porque pode ajudar a evitar a superlotação de serviços de Saúde. Além disso, idosos e imunodeprimidos estão entre os grupos prioritários porque são mais suscetíveis às doenças respiratórias. A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe comum da Covid-19 e pode contribuir na conduta médica.

A programação nacional prevê a imunização para professores, profissionais das forças de segurança, pacientes com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas. Lembrando sempre que o cumprimento do cronograma depende da reposição das doses. Informações pelo SIS 160.