Procon orienta que preço do gás não ultrapasse os R$ 70

O Procon Suzano recomenda que o preço dos botijões de gás não ultrapasse R$ 70 no município durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19). A orientação parte do governo do Estado e visa inibir a prática de preços abusivos entre os distribuidores e garantir acesso ao produto para todos os moradores da cidade.

De acordo com a diretora do Procon municipal, Daniela Itice, a entidade tem recebido inúmeras reclamações sobre a alta dos preços nas distribuidoras que atuam em Suzano. "Seguimos a orientação do Estado e da direção executiva da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) para que o preço não ultrapasse R$ 70. Contamos com a compreensão e atenção de todos", explicou.

Os consumidores que verificarem o aumento do preço do botijão, em relação ao mês anterior, devem denunciar ao Procon para que o fato seja apurado. "Vamos notificar esses estabelecimentos e, caso confirme a suspeita de aumento sem justificativa, a situação será encaminhada à Fundação para que todas as medidas necessárias sejam tomadas", disse.

É importante destacar que os consumidores também devem evitar a compra de mais gás que o necessário para fazer estoque do produto, a fim de garantir o acesso ao botijão para todos que precisam.

Vale lembrar que esse aumento repentino da demanda, verificado em diferentes cidades brasileiras, pode ocasionar o atraso na entrega do produto às distribuidoras - o que não significa escassez, uma vez que não houve redução no fluxo de entrega do produto, conforme divulgado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), por meio de um comunicado.

Reclamações

A abertura de reclamações no Procon municipal deve ser feita pelo e-mail [email protected] Precisam constar na mensagem o RG; CPF; comprovante ou declaração de residência; nota fiscal/ordem de serviço; protocolos/e-mail; contrato; extrato de consignado (aposentados e pensionistas); RG e CPF do procurador; procuração; comprovante de pagamento; extratos bancários; e qualquer outra documentação relacionado ao caso. No corpo do e-mail, o reclamante precisa resumir o caso e informar um número de telefone para contato. O comprovante de abertura da demanda será enviado pelo mesmo canal.

Já na reclamação por telefone (4744-7322/7461), um técnico fará o relatório e informará quais documentos devem ser enviados ao Procon de Suzano, que fica localizado na rua Baruel, 126, no centro da cidade, por meio de envelope com nome completo de quem está fazendo a reclamação. O comprovante de abertura da reclamação será encaminhado pelos Correios, na residência do consumidor.