29 mil eleitores de Mogi estão filiados

O prazo para filiação partidária de interessados em disputar as eleições municipais deste ano foi encerrado na semana passada. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo levantou que dos 320 mil eleitores de Mogi das Cruzes, apenas 9% são filiados a algum partido político. Os dados mostram que atualmente 29 mil eleitores da cidade são vinculadas a um dos 32 partidos atuantes no município.

O partido com o maior número de pessoas registradas é o Partido Progressista (PP), com 4.902 eleitores filiados, representando um total de 16% de todas pessoas ligadas a algum partido do município. Atualmente, o PP não possui nenhum representante da sigla na cidade em cargos políticos.

Em seguida, está o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que conta, por exemplo, com a presença do atual vice-prefeito, Juliano Abe e o vereador Mauro Araújo, líder do partido. O levantamento mostrou ainda que 3.667 eleitores estão vinculados a este partido, sendo 12% de todos as pessoas que participam da vida política de Mogi das Cruzes. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que conta com o prefeito Marcus Melo como presidente na cidade e como coordenador regional da Grande São Paulo Leste, soma 11% de todos os filiados do município, um total de 3.243 pessoas que estão vinculadas ao grupo.

O Partido dos Trabalhadores (PT), dos vereadores Rodrigo Valverde e Iduigues Martins, representa 7% do eleitorado mogiano, sendo 2.286 pessoas vinculadas ao grupo petista.

Já o Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Liberal (PL) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) também são representados por mais de mil filiados. Outros 25 partidos menores possuem baixa representatividade.

*Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários