Itaquá inicia próxima fase da vacinação no dia 16

Na próxima semana terá início a segunda etapa de vacinação contra a gripe em Itaquaquecetuba. A partir do dia 16 poderão se vacinar os profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os funcionários do sistema prisional, os adolescentes 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade A novidade é que além da mudança na ordem de vacinação de alguns grupos, nesta segunda fase também foram inseridos os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

De acordo com Secretaria de Saúde de Itaquá, as equipes estão preparadas para realizar o atendimento nas 17 Unidades Básica de Saúde (UBSs) ou Unidades de Saúde da Família (USFs) e evitar aglomerações nos postos, onde o atendimento está sendo realizado das 7 horas às 15h30, de segunda a sexta-feira.

A campanha de vacinação vai até o dia 25 de maio e este ano foi dividida em três partes. A última etapa começa em 9 de maio e será destinada aos professores, crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e povos indígenas. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 a 59 anos também serão vacinadas assim como as pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A meta é imunizar no mínimo 90% do grupo prioritário que corresponde a mais de 93 mil pessoas.