Dúvidas sobre aplicativo geram filas na Caixa

Agência na Fernando Pinheiro Franco apresentou fila em busca do benefício
Agência na Fernando Pinheiro Franco apresentou fila em busca do benefício - FOTO: Mariana Acioli
Conforme cronograma federal, foi iniciado ontem o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 por meio do aplicativo de celular. Algumas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal de Mogi das Cruzes e Suzano tiveram um alto movimento de pessoas, que ainda buscam informações sobre o benefício ou até mesmo atualizar os dados do programa, que é destinado para Microempreendedores Individuais (MEIs), autônomos que contribuem para o INSS e informais que não estão em nenhuma base de dados do governo.

Nas agências de Mogi, localizadas em Brás Cubas, Jundiapeba e no centro, as filas formadas eram grandes em alguns momentos do dia. Já em Suzano, a fila formada na agência localizada na rua General Francisco Glicério foi ainda maior em busca de informações sobre o repasse emergencial.

A Caixa reforçou ontem que as idas até o banco ou casas lotéricas não são necessárias para garantir o acesso aos recursos do auxílio emergencial. Isso porque a orientação é para que seja utilizado apenas o aplicativo oficial do banco, no qual é possível movimentar o valor digitalmente, sem sair de casa. Caso a pessoa não saiba ou não tem costume de utilizar celular, a Caixa recomenda que um parente ou amigo tente realizar o cadastramento, evitando assim aglomerações nas unidades físicas.

Até o momento, mais de 2,5 milhões de cidadãos do país já foram beneficiados, sendo registrado mais de 240 milhões de acessos no site oficial e mais de 100 mil downloads nas duas plataformas para celular, recorde absoluto no ocidente, perdendo apenas para Índia e China.

O cadastro ainda pode ser feito pelo aplicativo "CAIXA Auxílio Emergencial", na Play Store ou na App Store, e também no site oficial www.auxilio.caixa.gov.br, onde a pessoa preenche seus dados pessoais e depois de 48 horas, recebe a notificação do cadastro.

*Texto supervisionado pelo editor.