Novos grupos prioritários começam a ser vacinados

Doentes crônicos e motoristas já podem ser imunizados
Doentes crônicos e motoristas já podem ser imunizados - FOTO: Guilherme Berti/PMMC
A partir de hoje começa a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o país, com atenção para os novos grupos prioritários: doentes crônicos, motoristas de transportes coletivos, caminhoneiros e portuários. Idosos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento continuam sendo atendidos nos postos, caso seja necessário.

Também está sendo retomada oficialmente hoje a vacinação do calendário de rotina, que estava suspensa pelo Ministério da Saúde para reduzir aglomerações nas unidades. Mogi das Cruzes já aplicou 58.713 vacinas contra a gripe, das quais 47.705 idosos (o que corresponde a mais de 100% da população estimada); 10.259 trabalhadores da saúde (94,62%) e 749 profissionais das forças de segurança.

Entre os imunizados estão idosos acamados e pessoas sem qualquer mobilidade que foram vacinadas em seus domicílios. O trabalho foi realizado pela equipe do Programa Melhor em Casa nas últimas três semanas e beneficiou um total de 575 pessoas, 407 pacientes do programa e 168 indicadas pela Vigilância Epidemiológica por meio dos cadastros.

Para receber a dose contra a gripe, caminhoneiros, motoristas transporte coletivo ou portuários devem apresentar comprovante de trabalho, carteira profissional, holerite ou pelo menos a carteira de habilitação categoria 'C' ou superior com indicação de "exerce atividade remunerada". Não estão inclusos motoristas de táxi e de aplicativos e os motoristas de vans escolares, no momento, não serão vacinados e devem aguardar novas orientações.

Já os pacientes com doenças crônicas e comorbidades precisam comprovar que pertencem ao grupo por meio de pedido médico com diagnóstico da doença, conforme indicações do Ministério da Saúde, ou receita da medicação de uso contínuo utilizado para o tratamento.