Sesi começa a receber pessoas em situação de rua nesta semana

Serão oferecidas no Sesi 50 vagas para auxiliar na contenção da pandemia
Serão oferecidas no Sesi 50 vagas para auxiliar na contenção da pandemia - FOTO: Mariana Acioli
A Prefeitura de Mogi das Cruzes irá disponibilizar ainda nesta semana mais uma unidade para o serviço de acolhimento provisório a pessoas em situação de rua neste momento de pandemia, em que este público precisa de ainda mais atenção para evitar o contágio e a proliferação do coronavírus (Covid-19). Conforme divulgado com exclusividade pelo Mogi News, no sábado passado, o novo local será na unidade do Sesi Centro Educacional, na avenida João XXIII, em Cezar de Souza.

O novo serviço poderá abrigar 50 pessoas e seguirá o mesmo modelo do atual serviço já oferecido na Escola Estadual Doutor Deodato Wertheimer, na Vila Industrial.

Para iniciar o novo serviço, a Prefeitura precisa finalizar a contratação da equipe que irá trabalhar no local, que é feito em parceria com a Associação Beneficente Onde Moras (Abomoras), da mesma forma que ocorre na unidade do Deodato. No entanto, o espaço e a estrutura já estão prontas no Sesi de Cezar de Souza.

As unidades estão sendo implantadas especialmente para receber os moradores de rua, com o objetivo de oferecer alojamento seguro no período de isolamento social para enfrentamento da pandemia de coronavírus.

De acordo com as informações da Prefeitura, o novo serviço irá contar com 50 vagas disponíveis, mesmo número da unidade do Deodato, e abrigará pessoas encaminhadas pela equipe de abordagem ou pelo Centro Pop. O número de vagas separadas por alas ainda não foi anunciado, mas até o momento os serviços serão entre vagas rotativas e fixas, sendo que o planejamento poderá ser alterado, dependendo da demanda do público.

A unidade da escola Deodato foi distribuída em duas alas: uma destinada para quem deseja cumprir a quarentena preventiva, com 18 vagas e sem direito a saídas, e outra com 32 vagas rotativas, onde a pessoa alojada pode sair uma vez por dia, mas precisa retornar antes das 17 horas, conforme regulamento.

Nos dois locais serão disponibilizados espaços destinados para banhos, troca e lavagem de roupas e são servidas refeições. O café e lanche são preparados e oferecidos por voluntários, enquanto almoço e jantar são fornecidos pelo Bom Prato.

Doações

A Associação Beneficente Onde Moras (Abomoras) está realizando um sorteio de ilustrações doadas pela artista plástica Cíntia Cris para arrecadação de alimentos e produtos de higiene para manter as duas unidades de acolhimento. O sorteio será feito por meio de uma vaquinha online, em que toda doação a partir de
R$ 10 concorrerá às artes feitas pela artista. Valores menores também são bem vindo. Para participar é só ligar no telefone da associação 4796-7904.

Os serviço de abrigamento também aceitam todos os tipos de doação, sendo destacados alimentos prontos e práticos para consumo, além de produtos de higiene e limpeza, roupas e outros insumos. Para doar é só entrar em contato com o telefone 99801-0685 (também por whatsapp).

*Texto supervisionado pelo editor.z