Prefeito Melo conversa com instituições sobre linha de crédito

O prefeito Marcus Melo se reuniu na segunda-feira passada com instituições financeiras, entidades representativas do comércio, do setor contábil e de empresas da cidade e o Sebrae-SP, além de e contadores. No encontro, os pequenos empresários solicitaram mais informações sobre as linhas de crédito disponíveis durante a quarentena devido ao coronavírus. A reunião resultou em um grupo de trabalho e na elaboração de uma página com informações para os empreendedores da cidade.

Melo destacou que o município segue a quarentena estabelecida pelo governo estadual e as recomendações do Ministério Público. "A atuação do Ministério Público tem sido de não flexibilizar as restrições da quarentena e determina que os municípios sigam o Decreto Estadual. Nosso objetivo com a reunião de hoje foi criar uma pauta junto às instituições financeiras para apoiar os empreendedores de nossa cidade a manter os empregos", disse. O prefeito esteve acompanhado pelo vice-prefeito Juliano Abe e o presidente da Câmara, Sadao Sakai.

O prefeito solicitou que os bancos facilitassem o acesso às informações sobre os créditos disponíveis para os micro e pequenos empresários da cidade. Uma das sugestões é a realização de uma videoconferência entre os empresários e bancos da cidade com informações sobre as regras, documentos necessários e critérios para a concessão dos créditos.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Simei Baldani e a equipe da Pasta, o vereador Antonio Lino, representantes do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicredi, Sincomércio, Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Sebrae - SP, Associação dos Empresários Contábeis do Alto Tietê (Aescon-AT), AGESTAB, Sescon-SP e Ciesp/Fiesp. A reunião resultou em um grupo de trabalho com a participação das instituições financeiras, entidades de classe e o poder público. A Prefeitura também disponibilizará as informações sobre as linhas de crédito no portal da Administração Municipal.

"Nossa preocupação é chegar a informação na linha de frente para o pequeno comerciante, a pequena indústria e serviços", disse o prefeito. Além das linhas oferecidas pelas instituições privadas, os empreendedores contam também com a linha de crédito oferecida pelo Banco do Povo, parceria do Governo Estadual e a Prefeitura de Mogi das Cruzes. As condições especiais estão disponíveis até o dia 30 de abril. O acesso e o cadastro são feitos pelo site www.bancodopovo.sp.gov.br