Equipe da Saúde já testou coronavírus em 39 bairros

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes já atuou em 39 bairros nesta semana com a aplicação de testes rápidos para o coronavírus (Covid-19), de acordo com as informações divulgadas pela Pasta. Os bairros visitados foram: cento, Vila Oliveira , Vila Natal, Mogi Moderno, Jardim das Acacias, Jardim Camila, Vila Rubens, Vila Lavinia, Mogilar, Vila Industrial, Conjunto Nova Bertioga, Vila da Prata, Parque Morumbi, Conjunto São Sebastião, Vila Brasileira, Jardim Universo, Parque Olimpico, Jardim Marica, Ponte Grande, Jardim Araci, Jundiapeba, Nova Jundiapeba, Conjunto Santo Ângelo, Chácara Santo Angelo, Jardim Nove de Julho e o Parque São Martinho, Cezar de Souza, Vila Suissa, Jardim São Pedro, Bela Vista, Jardim Cintia, Jardim das Bandeiras, Conjunto Jefferson, Sabaúna, Botujuru, Conjunto Toyama, Conjunto Cocuera, Cocuera, Biritiba Ussu e Taiaçupeba.

Até a tarde de ontem, ainda faltavam outros 21 bairros para serem visitados pelas equipes da Saúde, que serão atendidos entre hoje e amanhã. Até o final desta semana, mil testes rápidos devem ser utilizados de forma aleatória na população, a fim de antecipar os cuidados com pacientes testados positivos para a Covid-19. O objetivo é saber qual é a parcela da população que teve contato com o vírus, ainda que não tenha desenvolvido sintomas. O levantamento é conhecido como estudo randomizado e nele se testa as pessoas aleatoriamente, sem escolha prévia.

Importante que a população fique atenta a possíveis fraudes e não caia em nenhum golpe. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde trabalha com ferramentas de identificação próprias, como o carro oficial da Secretaria Municipal de Saúde, uniforme e crachá de identificação, além dos equipamentos de proteção individual exigidos aos profissionais no enfrentamento da pandemia.

Os testes rápidos são exames de sangue, como os testes de glicemia, em que é preciso fazer um pequeno furo no dedo do indivíduo. O resultado fica pronto em até 30 minutos e o munícipe participante também precisa responder a um questionário.

Ação elogiada

O infectologista do Hospital Emílio Ribas e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jean Carlo Gorinchteyn, esteve em Mogi das Cruzes na quarta-feira passada para atualizar os profissionais de saúde sobre ações e procedimentos adotados no enfrentamento ao coronavírus. Ele elogiou a iniciativa do prefeito Marcus Melo (PSDB) pela realização de testes rápidos em massa para uma amostragem da situação na cidade. "É muito importante essa testagem em massa, como Mogi das Cruzes já está fazendo, para apontar qual a prevalência do vírus na cidade, se já passou ou está passando. Enfim, são informações que poderão direcionar os próximos passos e ações com respostas interessantes do ponto de vista epidemiológico", explicou Gorinchteyn, que também comentou sobre o trabalho mogiano em entrevistas de rede nacional.

*Texto supervisionado pelo editor