Prefeitura de Ferraz disponibiliza autotestes de HIV

Prefeitura de Ferraz recebeu 160 unidades de autoteste do Ministério da Saúde
Prefeitura de Ferraz recebeu 160 unidades de autoteste do Ministério da Saúde - FOTO: Aurélio Alves/DeCom Ferraz
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando autotestes para a identificação de HIV. O exame é oriundo do Ministério da Saúde e está sendo distribuído no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da cidade, localizado na Vila Romanópolis. A pessoa pode fazer o teste em casa e o resultado sai em até 20 minutos.

O município recebeu 160 exames para HIV, que apresentam a conclusão por meio de uma amostra de sangue e funciona de forma parecida com os testes de medição de glicemia. As instruções que vão juntas aos exames explicam que se uma risca aparecer no teste, o resultado é negativo, e se aparecem duas riscas, o resultado é positivo e é necessário que o paciente procure o SAE para exames comprovatórios.

É solicitado que os ferrazenses se dirijam até o SAE para pegar o teste e o façam em casa, pois o objetivo é evitar aglomerações no local, que inclusive oferece tratamento para várias doenças, além do acompanhamento completo para casos positivos de HIV. Vale destacar que antes da equipe da Saúde entregar o exame ao munícipe, ele deverá passar por uma rápida triagem.

De acordo com o titular da Pasta, Aloísio Lopes Priuli, o objetivo do autotestes é continuar o trabalho de prevenção na cidade, mesmo em tempos de coronavírus. "Nós já oferecemos o teste rápido de HIV na rede, mas como a orientação é evitar aglomerações, os autotestes são uma ótima saída. A pessoa pode fazer o exame em casa e, se positivo, recomendamos a procura pelo SAE o mais rápido possível. Queremos facilitar este diagnóstico", afirmou Priuli.

O SAE de Ferraz está localizado na rua Santa Catarina, 32, na Vila Romanópolis, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Deixe uma resposta

Comentários