Tribuna

Céu avermelhado

A monotonia causada pela quarentena abriu espaço no começo da noite de ontem para um espetáculo do Universo. O céu no Alto Tietê ficou avermelhado ao anoitecer e diversos moradores da região postaram fotos nas redes sociais para mostrar que repararam na combinação de luzes promovida pelos raios solares em contato com a atmosfera. Um pouco de cor nestes dias tão sombrios é sempre bem-vindo.

Inclinação

Esse fenômeno ocorre porque a luz se comporta como uma onda eletromagnética e no caso da luz azul, que banha a Terra durante o dia de forma direta, essa onda é curta, mais fácil de ser absorvida pelas moléculas de oxigênio e nitrogênio espalhadas pela atmosfera. Mas quando o sol de põe, a luz precisa "caminhar" um pouco mais para atingir a Terra em razão da inclinação do nosso planeta em relação à estrela, dando origem a uma luz de tom avermelhado, de ondas mais compridas.

GCM de Suzano

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano impediu um furto de fiação de poste de energia elétrica na avenida Governador Mário Covas, a Marginal do Una, recuperou duas motocicletas na região norte e apreendeu drogas no Residencial Nova América e no Miguel Badra. As ocorrências foram registradas entre 11 e 13 de abril.

Kits em Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos distribuirá kits de alimentos para os quase 21 mil alunos da rede de ensino da cidade. Antes, a ação havido sido direcionada apenas aos estudantes inscritos no programa federal Bolsa Família, mas ontem, o prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Repúblicanos), o Zé Biruta, definiu a extensão da medida, que é necessária por conta da suspensão das aulas nas escolas.