Pico do Urubu pode ganhar comissão para preservação

Estrada de acesso ao Pico está mal conservada
Estrada de acesso ao Pico está mal conservada - FOTO: Mariana Acioli
Um dos assuntos a ser debatido na próxima reunião do Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comoma), em julho, será a criação de uma comissão empenhada na preservação ambiental do Pico do Urubu. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente informa, porém, que ainda não existe uma data pré-definida para o encontro.

A ideia foi sugerida pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) para garantir a conservação do local, inaugurado na semana passada. "O Pico do Urubu é um dos pontos mais lembrados pelos mogianos quando são perguntados sobre os melhores locais da cidade. É uma conquista que valoriza ainda mais este patrimônio natural do município", disse.

Por sua vez, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explicou que a proposta de Melo tem como objetivo assegurar a utilização equilibrada do Mirante do Pico do Urubu, unindo lazer e preservação ambiental. "Por enquanto, o Mirante está fechado ao público devido à pandemia. A reabertura desses espaços seguirá os protocolos definidos pelo governo do Estado e pelas autoridades de saúde", relembrou o secretário.

Apesar da bela paisagem, a dificuldade no acesso ao Pico é uma das reclamações frequentes. "É importante lembrar que trata-se do ponto mais alto do município, onde ocorre a prática de voo livre e essas características naturalmente tornam difícil o acesso ao local", explicou a Secretaria.

Além disso, a Pasta justifica que, como a serra do Itapeti é uma Área de Proteção Ambiental, obras e intervenções são restritas pela legislação.

*Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários