Ação reforça importância do plantio de mudas

Como parte da programação do Junho Verde, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou ontem a apresentação do mapa de distribuição das mudas doadas no município. A ação faz parte do Programa de Doação de Mudas "Plantadores de Sombras" e foi realizada em parceria com o curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). A apresentação ocorreu por meio de teleconferência, que contou com as presenças do secretário do Verde, Daniel Teixeira de Lima, do diretor André Miragaia e de professoras do curso de Biologia e Arquitetura.

O programa de doação de mudas tem como objetivo incentivar novos plantios em áreas particulares. As doações são sempre de espécies nativas da Mata Atlântica e a meta é aumentar a densidade arbórea no município - melhorando, com isso, aspectos como o clima, a paisagem urbana e a qualidade do ar. O mapa permite que a Secretaria do Verde avalie as regiões onde a população tem mais interesse pelo plantio, além de regiões que possuem mais acesso à informação do programa de doações. "Em conjunto com o Plano de Arborização Urbana, o mapa vai oferecer dados sobre regiões onde seja necessário fortalecer as ofertas de arborização em área particulares", explica o secretário Daniel Teixeira de Lima.

Durante a teleconferência, foi apresentado um vídeo ilustrativo que mostra as vantagens da arborização para a paisagem urbana. O diretor André Miragaia apontou benefícios como redução da temperatura, conforto térmico e abrigo para os pássaros, entre outros pontos positivos. "Quando assumimos a secretaria, em 2017, um dos pontos que tínhamos em mente era a reabertura do Viveiro de Mudas, o que se tornou realidade. É um espaço de engorda de mudas e aberto para que os mogianos interessados façam a retirada, sempre com orientação técnica dada no local", frisou.

A carteirinha elaborada pela Secretaria Municipal do Verde possui informações que ajudam as pessoas a acompanharem o crescimento saudável das mudas. São itens como presença ou não de tutor (pedaço de madeira que guia o crescimento da muda), de folhas, de formigas, existência de outras plantas ou de mato perto da raiz, presença de fogo nas proximidades, partes quebradas e a situação do solo - se está seco e necessita de água.