UPA 24h de Jundiapeba será entregue hoje

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega hoje, às 10 horas, as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Jundiapeba, que fica na rua Dr. Francisco Soares Marialva, entre a avenida José de Souza Branco e Cecília da Rocha. A nova unidade tem localização estratégica e facilidade de acesso à toda população do Distrito e proximidades.

A UPA 24 horas de Jundiapeba será a terceira de Mogi das Cruzes, ao lado de outras unidades já instaladas no Rodeio e Oropó, e a oitava unidade de pronto atendimento na cidade. "Nossa proposta é ampliar e qualificar a oferta de atendimentos de urgência e emergência no município, especialmente em Jundiapeba, região com grande demanda populacional e em pleno crescimento", explica o prefeito Marcus Melo.

Com a entrega do prédio, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha na aquisição de alguns equipamentos que ainda faltam para colocar a unidade em funcionamento. Paralelamente, prepara também a equipe que irá atuar no local para início dos atendimentos.

A nova será uma UPA de porte 1 e contará com consultórios médicos e de enfermagem, 11 leitos (sendo 2 de isolamento), salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais, entre outros espaços. No total, o valor da obra ficou em R$ 3.729.902,55, uma economia de R$ 1,5 milhão em relação ao valor estimado inicialmente.

Estrutura

As UPAs funcionam como um grande Pronto Socorro, com equipamentos de ponta, medicamentos de alto custo e profissionais especializados para atender qualquer caso de urgência ou emergência. Funcionam 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender crianças e adultos em situações como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido e com resolutividade.

Entre as principais instalações estão áreas para Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. Conta com consultórios, 11 leitos distribuídos em uma ampla sala de observação para até 24 horas de permanência. Terá capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês.