Biblioteca volta a agendar o empréstimo de livros

A Biblioteca Municipal voltará a emprestar livros mediante agendamento a partir de amanhã. A reserva poderá ser feita pelos telefones 4798-6986 e 4798-6987, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou a qualquer momento pelo email [email protected] A retirada dos livros será de segunda a sexta, das 11 às 15 horas, exclusivamente no piso térreo do Centro Cultural e com restrições de acesso e obrigatoriedade do uso de máscaras.

O atendimento presencial e acesso à biblioteca foram interrompidos em março devido às restrições adotadas para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus.

"Nosso objetivo é facilitar o acesso a livros e conteúdos didáticos, principalmente para os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio", explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. Antes da pandemia, os livros didáticos eram restritos a consultas na biblioteca. A mudança é para que os estudantes tenham a oportunidade de continuar a preparação para o Enem mesmo com a biblioteca ainda fechada.

"No processo de empréstimo dos livros, seguiremos todos os protocolos sanitários para atendimento, incluindo higienização de livros na entrega e uma espécie de 'quarentena' dos exemplares após a devolução, que ficarão separados do restante do acervo por quatro dias, sem uso ou novos empréstimos nesse período", completa Sartori.

A Biblioteca Municipal existe oficialmente desde 1948, sendo seu acervo variado para atender, principalmente, a pesquisas estudantis e empréstimo de livros de literatura a toda a população mogiana, disponibilizando prontamente todo tipo de conhecimento.

O acervo é composto por mais de 35 mil títulos dos mais diversos segmentos, dentre eles literatura brasileira, estrangeira, infantil, biografias, almanaques, dicionários, história e contos de Mogi das Cruzes. Possui ainda em seu acervo diversos títulos em Braille, sistema de leitura por meio do tato, direcionado a portadores de necessidades visuais.