Arujá orienta população sobre o descarte de lixo

Em tempos de pandemia, os cuidados com o descarte do lixo devem ser redobrados. Esse é o alerta das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente de Arujá para a população, que deve intensificar a atenção no contato com materiais que possam estar contaminados com corornavírus (Covid-19).

De acordo com as Pastas, para evitar que o vírus se espalhe, é preciso ter muita cautela com materiais utilizados no manuseio ou na limpeza de secreções, por exemplo. Essas práticas também são fundamentais para proteger os trabalhadores que atuam na coleta de lixo comercial e domiciliar.

Ao descartar luvas e máscaras usadas, o ideal é utilizar sacolas plásticas, vedando em seguida, imediatamente após o uso. Além disso, é importante concentrar todo esse lixo em um único cesto. A pessoa que manuseia esse material deve utilizar luvas e máscara de proteção.

A recomendação é para que o lixo seja posto na lixeira apenas no dia e horário programado para a coleta, evitando que o material contaminado seja espalhado. Após manusear os resíduos, é importante lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel.

A Secretaria de Saúde alerta ainda que luvas e máscaras não devem ser descartadas em lixeiras públicas e que materiais que possam estar contaminados não devem ser colocados juntos com os recicláveis.

Esses cuidados, aliados ao distanciamento social e às demais medidas de higienização, visam diminuir o risco de contágio da Covid-19 no município.