Mais de 16 mil pessoas devem entregar o IR 2020 com multa

O prazo para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IR) terminou ontem e só no Alto Tietê cerca de 16 mil pessoas deixaram de acertar as contas com o Leão, segundo dados da Receita Federal apurados até a noite de anteontem. Os números revelados apontam que 213.718 moradores de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá enviaram a declaração, mas a expectativa é que 230.032 declarações pudessem ser entregues até ontem.

Esse número representa que, os contribuintes das cinco cidades mais populosas do Alto Tietê, o G5, alcançaram 92% da meta estipulada pela Receita Federal. Os moradores que não declararam o imposto até o final do prazo regular, deverão entregar o documento mediante multa no valor mínimo de R$ 165,74. A multa máxima será de 20% do imposto devido. Além disso, também serão calculadas eventuais juros pelo atraso em enviar o dados sobre os ganhos sujeitos a tributação em 2019.

O que fazer

"É importante que os contribuintes estejam atentos e realizem a declaração o mais rápido possível, em caso de atrasos maiores, como em dois anos, eles podem perder o CPF (Cadastro da Pessoa Física). Isso gera uma série de limitações, como impossibilidade de participar de concursos públicos", explicou o professor e economista, José Marcos de Oliveira.

Das cinco cidades, os moradores de Itaquá atingiram o percentual mais elevado das expectativas de declarações, correspondente a 93%. Até a noite de anteontem, 37.607 foram emitidas, quando o esperado era 39.722. Em Mogi, 85.690 pessoas declararam o imposto até um dia antes do encerramento do prazo, sendo que a expectativa total era de 93.192.

Em Suzano e Ferraz, 93% da meta de declarações foi atingida também até a noite de anteontem. Ao todo foram 48.617 suzanenses e 22.598 ferrazenses que acertaram as contas com o Leão. A expectativa da Receita Federal era de 51.850 e 24.264 respectivamente para as duas cidades. Por fim, em Poá, assim como em Mogi, 91% da expectativa de declarações foi atingida. Isso porque, até a noite de anteontem, 19.206 moradores declararam os ganhos de 2019.

Programa

"Para quem não entregou a declaração no prazo e estava obrigado deve fazer o procedimento a partir de hoje, às 8 horas, será disponibilizada nova versão do Programa Gerador da Declaração que já fará o cálculo da multa por atraso", explicou a Receita Federal.