Campanha é prorrogada e aberta a todos os grupos

Doses estão disponíveis em todos os postos de saúde
Doses estão disponíveis em todos os postos de saúde - FOTO: Divulgação/PMMC
O governo do Estado anunciou a prorrogação da vacinação contra a gripe até 24 de julho com uma novidade: a dose está disponível para toda a população e não apenas para os grupos prioritários. Em Mogi das Cruzes, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, em todos os postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família, enquanto houver estoques.

Neste ano, as doses da vacina são constituídas por três cepas do vírus Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria). A vacina não protege contra o novo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas devem ser vacinadas, pois os índices de cobertura nesses públicos ainda estão muito baixos. "É importante que pessoas que se enquadram nestes grupos vulneráveis procurem uma unidade de saúde o quanto antes, porque, com a liberação da dose para a população, os estoques devem se esgotar rapidamente", explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Mogi vacinou, até 30 de junho, 122.535, número que corresponde a 89%, em média, do total dos públicos-alvo. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% mas, na cidade, apenas idosos e trabalhadores da saúde atingiram esse percentual de cobertura. No caso das crianças, foram aplicadas 16.301 doses, o que corresponde a 51,29%, ou seja, ainda faltam vacinar mais de 15 mil crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos. Até o momento, foram vacinadas 2.386 gestantes (50,93%) e 438 puérperas (56,88%).

Deixe uma resposta

Comentários