Condemat desmente Estado sobre prazos

Somente para o Dr. Arnaldo Pezzuti foram prometidos 60 leitos contra a Covid-19
Somente para o Dr. Arnaldo Pezzuti foram prometidos 60 leitos contra a Covid-19 - FOTO: Divulgação
Apesar da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde ter informado ontem que a Pasta não concedeu prazo para a entrega dos 60 leitos para tratamento de pacientes com coronavírus no Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti, localizado no distrito de Jundiapeba, a direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) esclareceu que, no mês passado, foram realizadas duas reuniões junto à Pasta para tratar da ampliação da capacidade hospitalar no Alto Tietê, quando foi estipulado o prazo de entrega.

Segundo o Condemat, na primeira reunião, realizada em 19 de maio, participaram prefeitos, o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, o secretário executivo Eduardo Adriano e outros técnicos da Pasta estadual, na qual foram anunciadas as aberturas do Hospital das Clínicas de Suzano e o Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes, o envio de respiradores para a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais da região e a definição de unidades de referência para os municípios. Por determinação do próprio secretário estadual, foram detalhadas as ações para cada unidade (inclusive quantidade de leitos) e os prazos para a efetivação das mesmas.

Ainda segundo a direção do consórcio, no mesmo dia, por solicitação do Ministério Público Federal (MPF), foi realizada uma segunda reunião, com a participação de prefeitos e secretários de Saúde do Alto Tietê, representantes da Secretaria de Estado da Saúde e o procurador da República, Guilherme Rocha Göpfert. Nesse encontro, foram reafirmados os compromissos, com os seus respectivos prazos.

"A notícia foi divulgada em vários veículos de imprensa e na mesma consta que, para o Dr. Arnaldo Pezzuti, o compromisso do Estado foi de 30 leitos de Clínica Médica e 30 leitos de UTI Covid-19 até o dia 20 de junho", completou em nota.

Questionado, o secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, Henrique Naufel, informou que não possui novidades sobre a disponibilização destes leitos, uma vez que o hospital é de gerência estadual.

Deixe uma resposta

Comentários