Programa realiza distribuição de autotestes para HIV

O programa municipal de IST/Aids e Hepatites Virais aderiu, em caráter extraordinário, à proposta do programa estadual, de distribuição de autotestes para HIV. O foco principal é atender parte da demanda das ações externas que são realizadas semanalmente pelo Centro de Testagem Itinerante, mas foram canceladas por conta da pandemia.

A entrega de autotestes de HIV no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é destinada a pessoas que se encontram em vulnerabilidade e exposição sexual.

Para receber o autoteste, o interessado deverá comparecer à Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (Uaps) II, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, na avenida Fausta Duarte de Araújo, 412, centro de Mogi das Cruzes, onde passará por acolhimento com profissional capacitado, que fará a avaliação do caso. Lembrando que a oferta de autotestes não exclui a necessidade de identificação de outras demandas, tais como, investigação e tratamento de outras IST, principalmente a sífilis, por isso a necessidade da avaliação.

"Adotamos este fluxo de atendimento em virtude do momento em que vivemos. É um momento de diminuição de mobilidade e distanciamento social, em decorrência da pandemia. Também estamos buscando reduzir o tempo de permanência das pessoas em nosso serviço e agilizar o atendimento de suas necessidades, bem como do diagnóstico precoce do HIV", explicou a enfermeira encarregada do programa, Daniela Alves Martins.

O autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde se assemelha aos testes rápidos executados no CTA, porém é importante ressaltar que o resultado isolado do autoteste não é definitivo, se for reagente (positivo), a pessoa deverá procurar um serviço de saúde especializado, para realização de testes complementares e início do tratamento caso o resultado reagente se confirme.

Para esclarecer eventuais dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Uaps II pelo telefone 4738-5876.