Escolas mostrarão trabalho em evento de universidade dos EUA

O Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, e a Escola Municipal Professor Doutor Jair Rocha Batalha, em Braz Cubas, foram selecionados para apresentar um pôster na 34ª Conferência Anual de Pequenos Satélites (www.smallsat.org), organizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. A conferência virtual será entre os dias 1º e 6 de agosto. O pôster relata o trabalho realizado com robótica educacional na escola municipal e nas oficinas de Steam do Cempre.

"É uma grande alegria ver o trabalho que realizamos na rede municipal de ensino ultrapassar fronteiras, parabéns a todos. Trabalhamos todos os dias para avançar ainda mais, oferecendo uma educação inovadora e de alta qualidade para nossos alunos", elogiou o prefeito Marcus Melo (PSDB). O Cempre Benedito Ferreira Lopes atende 645 alunos em período integral do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e a EM Professor Jair Rocha Batalha atende 203 alunos do 2º ao 5 anos do Ensino Fundamental.

Serão apresentados o trabalho de Robótica Educacional da escola de Braz Cubas e as atividades das aulas de Steam no Cempre, que abordam as áreas de Matemática, Arte, Engenharia, Física, Planejamento e Construção de Projeto, além do trabalho em grupo. "Ver nosso trabalho reconhecido em um evento internacional nos traz muito orgulho. Parabéns a todos da equipe, temos trabalhado para levar a tecnologia para a sala de aula e estamos colhendo os frutos", disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

A ideia da inscrição surgiu após a conquista do terceiro lugar pelos alunos do Cempre no 2° Cube Design realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, em julho do ano passado. Após o evento, a equipe do Cempre começou a ter um maior contato com os pesquisadores do Inpe e também do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). No dia 12 de março, o Cempre recebeu uma palestra de introdução às tecnologias espaciais e oficinas com os kits educativos de CubeSat, realizadas pela equipe do Inpe e ITA, como premiação da competição, em que foram atendidos cerca de 250 alunos do 8° e 9° anos.

A inscrição foi feita pelas diretoras Débora Teixeira, do Cempre, e Vanessa Aguilar, da escola municipal, o orientador de Informática das duas unidades, Sandro Shoiti Sato, e a coordenadora técnica do Centro Espacial do ITA, Lídia Hissae Shibuya Sato. O trabalho de Robótica Educacional apresentado para a conferência também conta com a participação dos alunos na Olimpíada Mogiana de Robótica.

Deixe uma resposta

Comentários