Equipe de robótica organiza campeonato virtual em Mogi

Equipe mogiana criou aplicativo para controlar robôs
Equipe mogiana criou aplicativo para controlar robôs - FOTO: Divulgação
A equipe RSM Robótica, de Mogi das Cruzes, promoverá amanhã seu primeiro campeonato virtual de robótica com a categoria mini sumô, que será transmitido ao vivo por volta das 14 horas. O grupo participa de diversos campeonato, mas neste ano tinha a intenção de atuar em competições internacionais, no entanto, em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19), a equipe precisou suspender os planos.

Mesmo com a readaptação, a RSM manteve a realização de um campeonato de maneira virtual. A transmissão será pelo Facebook do fundador da equipe, Rafael Mattos, por meio do link www.facebook.com/rafael.mattos.56.

Visando o desenvolvimento da robótica, os membros do grupo tiveram a ideia de criar um sistema virtual para promover combates de sumô de robôs, denominado RSM Virtual. "Este sistema permite controlar um robô remotamente, operando por meio de um aplicativo totalmente desenvolvido por nossa equipe", explicou Mattos.

O sistema permite a conexão de dois usuários,que acompanham toda a dinâmica dos combates por meio de uma câmera.

"Recebemos os parabéns da All Japan Robot Sumo Tounament (AJRST), divisão da empresa Fujisoft que é responsável pela organização do torneio mundial de sumô de robôs", afirmou Mattos.

A primeira edição do evento, no ano passado, alcançou algumas conquistas, como a presença de quase 200 robôs e a homologação de torneio pela Fujisoft, organizadora do maior torneio do mundo de sumô de robôs. Esta homologação permite classificar os robôs campeões dos torneios no Brasil para a grande final no Japão, apenas nas categorias Sumô 3 kg Autônomo e Rádio Controlado.

Deixe uma resposta

Comentários