Inscrições estão abertas para curso de narração de histórias

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes está com inscrições abertas para a quarta edição do curso de narração de histórias, promovido em parceria com a Associação Arte Despertar. Há 50 vagas disponíveis e o curso será oferecido ao longo de nove sábados, começando pelo dia 1º de agosto e se estendendo até 26 de setembro. A diferença é que, desta vez, a atividade será totalmente on-line.

O curso será conduzido pelas narradoras Danielle Barros e Viviane Marques e cada aula acontecerá das 9 às 11 horas, totalizando 24 horas de carga horária total. A associação prevê ainda mais seis horas destinadas à preparação e estudos fora do horário das aulas. As transmissões serão ao vivo e acontecerão por meio da plataforma Zoom, da Associação Arte Despertar. A participação é gratuita e não há restrições quanto à idade dos participantes.

A dupla que conduzirá o curso tem reconhecida atuação no campo da arte-educação. A proposta do curso é contar histórias como forma de incentivo à criatividade e à manifestação de diversas maneiras de expressão, a partir do compartilhamento de sentimentos, conhecimentos e experiências.

O conteúdo programático inclui diversos tipos de histórias, como lendas, mitos, fábulas, histórias de origem, contos de fadas, dentre outros. Também serão abordados o papel do contador de história e as inúmeras maneiras de se contar uma história, travando relação com a música e apresentando, bem como discutindo, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação.

O curso é realizado gratuitamente, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.