Empréstimos de livros devem voltar a ocorrer

A Secretaria de Cultura de Suzano prevê voltar a realizar empréstimos de livros e revistas do acervo das cinco bibliotecas municipais quando a cidade estiver consolidada na fase 3 amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena contra o coronavírus (Covid-19), o que deve ocorrer após 10 de agosto.

O funcionamento das unidades instaladas nos Centros Culturais Francisco Carlos Moriconi (área central), Professor Luiz Antônio da Silva (Palmeiras), Nelson da Cruz (Boa Vista) e Monteiro Lobato (Jardim Colorado) e no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido (Jardim Gardênia Azul) foi interrompido em março por meio do decreto que estabelecia a suspensão de serviços.

A retomada do atendimento acontecerá quando Suzano permanecer na fase 3 amarela por um período de quatro semanas contínuas, o que também permitirá a realização de atividades culturais, desde que respeitados os protocolos definidos pelo governo do Estado, como horário reduzido, capacidade limitada a 40%, bilheteria presencial fechada, controle de acesso e assentos numerados e com distanciamento mínimo. No entanto, serão autorizadas apenas a retirada e a entrega de livros e revistas, mas não a leitura e a pesquisa no local.

Uma das alternativas neste momento é o acesso virtual ao conteúdo bibliográfico que trata da história de Suzano no site www.memoriaefuturosuzano.com.br, que funciona em conjunto com o novo Casarão da Memória. Na aba "Acervo" estão disponíveis documentos, fotos e vídeos. Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura prevê ainda para este ano a entrega de duas novas bibliotecas públicas: uma no futuro Centro Cultural Casa Branca e outra no próprio Casarão da Memória.